Com urgência

Um dia, à consulta, uma senhora confessou-me desesperada em tons dispneicos: 
"A única coisa que queria era ir até a padaria, sem me cansar. Você entende? Sair de casa e comprar um pão sem medo."
Padecia de insuficiência cardíaca congestiva descompensada, com dificuldades de acesso ao hospital para adequado manejo. Modifiquei os medicamentos para pressão e otimizei os diuréticos. A senhora, então, contemplou meu aspecto juvenil e inexperiente, e não parecia crer na melhora do quadro clínico diante de minhas condutas. Sim, estava cética após transladar entre médicos e médicos. Queria única e exclusivamente um encaminhamento à cardiologia, com pedido de urgência. Queria o quanto antes alguém que pudesse resolver seu problema de uma vez por todas. Não seriam necessários títulos ou currículos rebuscados, contanto que sua falta de ar aos mínimos esforços não mais ocorresse. 
Eu, crua e tão paciente como ela, obedeci à vontade e anotei no papel: "COM URGÊNCIA". Escrevi em letras maiúsculas instintivamente, como a urgência que surge em mim quando quero gritar socorro. 
Com urgência, solicito também a resolução de minhas podridões.
 Solicito, com urgência, a volta ao tempo para refazer trajetos equivocados. 
Com urgência, senhores.
O pedido aos céus para uma vida feliz se dissipa aos ares do universo, e logo mais já há algum pássaro encomendado a assobiar cantos de esperança na janela. 
O pedido de um grande amor realiza-se quando a moça passa a prestar atenção aos vultos que a rodeiam. Quando o rapaz repara nas frases com duplo sentido. 
Meu pedido às ondas do mar, entretanto, é vidro despedaçado. São cacos entre grãos de areia que se perderam na imensidão do planeta, e somente serão percebidos por aqueles que pisarem e perfurarem a planta do pé.
"Ali há alguns cacos de vidro. Vamos montar o guarda-sol em outro canto."
Meu pedido aos Deuses do mundo é tão eterno que me perdi entre promessas de vida, entre negociações com religiões, entre mantras de externalização da dor e mudanças de hábitos para salpicar tons de felicidade no meu prato insosso.
É dor tão palpável como um caco de vidro que se aloja no subcutâneo dos dedos dos pés e mãos. 
Com urgência, senhores!
Escreveria em letras maiúsculas e em negrito um encaminhamento, com urgência, ao céu.
 Os anjos do mundo não precisarão provar experiência, vestir-se de branco ou apoiar estetoscópios sobre os ombros. Aceito-os sem certificados de conclusão de curso. Aceito-os aqui à espera na terra para apagar o que tanto doi em mim. 
A medicina talvez precise delegar certas tarefas às nuvens celestiais. 
Com urgência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da lua cheia de minha janela quadrada

No leito nove.

A falta de mim dentro do outro.