uma saudade desconhecida

       O que se descobre quando as teclas do piano velho de casa estão empoeiradas? Quando os grandes e eternos indivíduos da infância mudam de cargo? Talvez descubra-se a asfixiante fluidez do tempo transparente ou a existência de amores estupidamente relativos. Talvez descubra-se o beijo gratuito da humanidade majoritariamente inválida. Os versos da vida parecem crus e simplificados. Sinto como se as extremidades do meu corpo estivessem presas a pontos cruciais da Terra. Meus movimentos são marcas de uma sincronia universal. Meus movimentos? Quero dizer-lhe que o admiro imensamente, quero olhar seus olhos e mostrar-lhe os meus. Observar seu sorriso bem de perto. Quero dizer-lhe que penso em seus discursos penetrantes e incontestáveis. É deveras poético, senhores do mundo. É deveras inútil. Inútil, inútil.
     O que se descobre quando a gangorra, o medo da escola e o brinco de ouro tornam-se mastigáveis?Sinto ânsia ao entender ou dar-me conta desse revolucionar em vida. Sinto vontade de desmoronar essa nossa casa amarela e deixá-la intacta na fotografia. Sinto um vazio percorrer o corpo inteiro e tirar o sangue dos meus membros, face e tronco. Perdida, sinto-me perdida entre o que talvez nunca tenha sido e o que será. Perdida a milhares de quilômetros de quem eu pensava ser. É como se tentasse segurar em um apoio ao cair infinitamente e não achasse nada. Simplesmente nada. O que há mesmo é a saudade dolorida e queimante e o piano velho, sem som e poesia.
    Vão-se as vontades, os projetos e os caminhos mas o queremos, afinal, é a felicidade. Entretanto, fingir-se feliz não dura muito. Fingir-se satisfeito não tarda a acabar. Fingir não se apaixonar somente provoca corrosões notórias na alma. É preciso ter bastante força para viver verdadeiramente, viver pronto e rijo. É preciso ter coragem para realizar o necessário como se a morte estivesse ao nosso pé, no último segundo do dia. Estamos tão aflitos pela aprovação da nossa proposta em uma terça-feira e pela apresentação em uma quinta-feira de manhã que a vida alcança dimensões minúsculas cujos limites somos nós mesmos e a camada mais superficial de outrem. Estamos tão aflitos que a nossa música perde a intensidade irreversivelmente. Sim,irreversivelmente.
    Enquanto isso, a moça que vende doces muda de bairro, o senhor dos olhos verdes vai julgar a beleza dos trilhos do céu e a menina simpática embravece a ponto de não a reconhecermos. Restaria-me tocar as teclas para destruir toda a nostalgia que me cobre com a ida de todos esses seres humanos, porém o piano é velho e meus dedos também parecem ser. Será mesmo que não houve tempo suficiente para cativarmos os grandes indivíduos da infância? Será mesmo que não houve tempo para cativarmos nós mesmos e nossas vontades tolas e singelas? Não sei, não. Se fôssemos indivíduos certos e programados e dependêssemos exclusivamente de nós mesmos... Não, somos milhares de argolas conjugadas umas às outras. Agradar a eles ou a nós mesmos? Milhares de argolas. Milhares de âncoras.
  Andar sozinho a esmo nessa paisagem exuberante é trivial. A suprema vitória mesmo trata-se de seguir pisadas no asfalto imundo. Está certo, nunca foi de outro jeito. Não teria por quê queixar-se de algo cotidiano, da saudade crescente e da vulgaridade. Está certo, é assim mesmo. Essa música nem sempre está no mesmo volume. Nem sempre está no mesmo tom. Nem sempre é audível. Esses versos e essa vontade de dizer-lhe afinal também são um pouco vagos. Está certo.

 

Comentários

  1. Ceci, querida. Belo texto. Retrata bem esse momento em nossas vidas. Não é um momento triste, mas também não é feliz. É repleto de dúvidas e ansiedade. Gostei muito pois o sentimento que passa ao leitor é o sentimento que temos ao refletir sobre a vida.
    Acho que seu texto contém muitos temas juntos, temas que dariam vários novos poemas. Gostaria de ler mais sobre esses temas, Ceci.
    Mafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mafê,obrigada pelo comentário!Você tem razão:eu deveria mesmo dar corda a esses vários temas embutidos.

      Excluir
  2. Você deveria valorizar mais esse seu lado poético Ciça... esse realmente me tocou :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da lua cheia de minha janela quadrada

No leito nove.

A falta de mim dentro do outro.